quarta-feira, 9 de maio de 2012

Por que somos tão gabarolas?


Falarmos de nós traz a mesma satisfação que comida ou dinheiro

A investigação conduzida por Diana Tamir, publicado na «Proceedings of the National Academy of Sciences», diz que revelarmo-nos traz sensações de compensação extra. Segundo o estudo, “as eram até capazes de esquecer o dinheiro para falarem sobre elas”.Falarmos de nós próprios instiga o mesmo género de satisfação no cérebro que a comida ou o dinheiro, segundo avançou esta semana uma equipa de investigadores da Universidade de Harvard. Segundo uma ressonância magnética, são activadas as mesmas zonas cerebrais

Pelo menos 40 por cento das conversas diárias, sejam pessoalmente, através de telefone ou redes sociais, são dedicadas a dizer aos outros como nos sentimos ou o que pensamos. Neurocientistas da Universidade de Harvard descobriram a razão para esta prática comum: traz-nos uma sensação de prazer, ao nível das células cerebrais e sinapses.


Para chegar a estas conclusões, a equipa conduziu testes em laboratório para ver se as pessoas valorizavam excepcionalmente a oportunidade de partilhar pensamentos e sensações, enquanto monitorizavam a actividade cerebral de alguns participantes no estudo, de forma a ver que partes do cérebro estavam mais excitadas quando falavam de si, relativamente a outros voluntários.

Durante os testes, apesar do estímulo financeiro oferecido, preferiram falar sobre elas e estavam dispostas a desistir entre 17 e 25 por cento do lucro potencial, para poderem revelar informação pessoal.

Segundo as conclusões do estudo, actos de partilha de informação pessoal vem acompanhada por uma enorme actividade cerebral em determinadas regiões que pertencem à dopamina libertada pelo sistema mesolímbico, associado ao sentimento de recompensa e satisfação relacionado com comida, dinheiro ou sexo.

Sem comentários:

Enviar um comentário